A carteira do Banco Mundial (BM) em curso em Angola situa-se em 3,4 mil milhões de dólares, a favor de 12 projectos que têm um período de implementação de cinco anos, anunciou, segunda-feira, em Luanda, o representante residente em Angola e São Tomé e Príncipe.
Juan Carlos Alvarez avançou estes dados à imprensa, no fim do acto de arranque do 1º Ciclo de Estágios em Contratação Pública de Projectos Financiado pelo BM, que tem inicio no próximo mês de Janeiro, com a participação de 20 recém-licenciados angolanos em vários domínios académicos.
O ciclo de estágio vai decorrer na ENAPP e em outras regiões do país, consoante a área de formação dos beneficiados, de acordo com a especialista sénior de Contratação do BM, Zaida Gomes, que indicou que o programa vai ter duração de dois anos e que, embora o arranque esteja previsto para Janeiro, alguns beneficiários iniciam os estágios este mês de Dezembro. Os estágios contam com uma componente prática de formação e outra teórica, de acordo com Zaida Gomes, que manifestou expectativas de que os 20 jovens integrem projectos financiados pelo BM. O acto de lançamento contou com a participação do secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, que destacou o programa por dar corpo e capilaridade nos projectos do Governo financiados pelo Banco Mundial, uma acção que carece de especialistas preparados na matéria. A iniciativa do Banco Mundial, segundo Ivan dos Santos, é também um alinhamento estreito com os dois pilares de desenvolvimento plasmados no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN-2023-2027), que prevê o Desenvolvimento do capital humano e a segurança alimentar.
Os projectos, destacou Juan Alvarez, são desenvolvidos nos sectores da Educação, Saúde, Protecção Social, Energia, Água e apoio orçamental, estando a serem implementados de forma satisfatória, embora existam alguns constrangimentos na execução, relacionados ao capital humano, um problema que o programa de estágios se propõe resolver.
Promovido pelo BM, a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e o Serviço Nacional de Contratações Públicas (SNCP), o programa tem como objectivo criar capacidade local a curto e médio prazo, capaz, para responder às necessidades das Unidades de Implementação de Projectos (UIPs) em termos de "expertise" em contratação.O ciclo de estágio vai decorrer na ENAPP e em outras regiões do país, consoante a área de formação dos beneficiados, de acordo com a especialista sénior de Contratação do BM, Zaida Gomes, que indicou que o programa vai ter duração de dois anos e que, embora o arranque esteja previsto para Janeiro, alguns beneficiários iniciam os estágios este mês de Dezembro. Os estágios contam com uma componente prática de formação e outra teórica, de acordo com Zaida Gomes, que manifestou expectativas de que os 20 jovens integrem projectos financiados pelo BM. O acto de lançamento contou com a participação do secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, que destacou o programa por dar corpo e capilaridade nos projectos do Governo financiados pelo Banco Mundial, uma acção que carece de especialistas preparados na matéria. A iniciativa do Banco Mundial, segundo Ivan dos Santos, é também um alinhamento estreito com os dois pilares de desenvolvimento plasmados no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN-2023-2027), que prevê o Desenvolvimento do capital humano e a segurança alimentar.